INVESTIGAÇÃO COMERCIAL

Investigação Comercial

Tem se tornado comum empresários contratarem os serviços investigativos para identificar fraudes com a investigação comercial. Nessa área – que abrange desde pequenos comércios até grandes indústrias – tem acontecido inúmeras ocorrências de atividades fraudulentas por funcionários e até pessoas de fora dessa área, que cometem todos os tipos de delito. Seja roubo, furto, extorsão, sequestro, falsificação, apropriação indébita, dentre outros, qualquer tipo de movimentação suspeita, seja de pequena à grande proporção, pode ser prejudicial à empresa que não se atentar a isso.

 

Atualmente tornou-se comum a falta de comprometimento, levando à inadimplência do consumidor, muitas vezes propositalmente. A população acaba ficando exposta a estes tipos de delitos e os suspeitos encontram uma grande facilidade para cometer qualquer crime, tanto na área comercial, como em qualquer outra área. Sabendo disso, o consumidor e até mesmo as empresas acabam se sentindo inseguros. Muita das vezes, grandes empresas acabam sendo são vítimas dessas ações ilícitas, mesmo com seus sistemas de cybersecurit atuando em seus servidores.

 

Características da Investigação Comercial

 

  • Tomar decisões que sejam menos arriscadas;
  • O profissional investigativo pode criar diversos caminhos e usar sua criatividade e seus conhecimentos ao longo do processo;
  • É permitido o uso de diferentes métodos para obter dados. Quanto mais dados obtidos, melhor e mais rápido chega-se à conclusão do inquérito;
  • As informações que são interpretadas podem servir como um guia para encontrar informações relacionadas;
  • Para que o caso seja finalizado e tudo seja resolvido o quanto antes, a confiabilidade dos dados precisa ser média-alta, além da disposição e colaboração das empresas em utilizar esses dados para que sejam aplicadas as melhores soluções;
  • O profissional investigativo contratado e as empresas devem usar as informações de forma correta e evitar ao máximo invadir a privacidade dos consumidores.

 

Métodos aplicados no decorrer da Investigação Comercial

 

  • Pela natureza da investigação: poderão ser coletados dados qualitativos, caso você tenha o desejo de saber os hábitos, atitudes e opiniões dos consumidores ou as razões que o levam a fazer uma compra. Essa análise pode também ser realizada ao usar dados estatísticos, como o índice de pessoas que preferem um produto;
  • A fonte de informação: consiste na importância de saber de onde esses dados foram obtidos. O ideal não é fazer suposições fantasiosas e nem usas informações de fontes duvidosas;

 

  • O método de coleta de dados aplicado no caso: cada caso tem sua particularidade, por isso é necessário ver antes recursos disponíveis para as empresas. Normalmente a técnica de coleta mais utilizada é obter informações ao longo da investigação, por meio de checagem de informantes. No entanto, as técnicas de observação também podem se tornar aliadas.

 

Procedimentos para conduzir uma Investigação Comercial

 

Para conduzir um processo de Investigação Comercial, é necessário realizar as etapas abaixo:

 

  • Projetar a estrutura do inquérito: é muito importante projetar o conteúdo e destacar quais problemas existem em determinado ambiente e quais são os resultados que você deseja obter, determinar o que precisa ser investigado. Estabeleça as hipóteses e os objetivos do processo e definir as variáveis ​​que afetam o estudo. Lembre-se sempre de tomar muito cuidado com as suposições fantasiosas;

 

  • Obter informações: a coleta de dados é primordial para fazer o estudo do caso, além de utilizar os dados também como provas no decorrer do inquérito. Para isso, busque estabelecer fontes de informação confiáveis e as maneiras pelas quais ela será obtida. O investigador precisa ser realista e objetivo.

 

  • Análise das informações: assim que os dados são obtidos pelo investigador, o próximo passo é realizar uma análise detalhada, com o intuito de editar as informações para que se torne mais fácil entende-los e assim poder tabular estes dados de acordo com as variáveis ​​obtidas para determinar o número de vezes que eles são repetidos. Fazer isso torna o caso mais organizando, sem grandes complicações para entender e explicar posteriormente.

 

  • Interpretação dos resultados: o último passo é obter a conclusão. Para isso, é necessário que o investigador – às vezes podendo também juntar-se ao seu contratante – use todo o seu poder de interpretação. Isso ajudará a determinar se a hipótese previamente estabelecida é respondida, resumindo o estudo e finalizando com um guia para alcançar os resultados.

 

O fato é que as empresas vêm enfrentado nas últimas décadas uma rápida e repentina mudança nos gostos e hábitos de compra dos consumidores. Devido a isso, vale ressaltar o tamanho da importância da investigação comercial.

 

Os serviços desse ramo de investigação particular consiste em realizar o levantamento de bancos de dados e pesquisas, incluindo vida pessoal, dossiê de pessoas física e jurídica, verificar se existem antecedentes criminais, motivos de falência, participações em empresas distintas, cheque sem fundo, falsificação de assinaturas e/ou rubricas, registro de consulta, levantamento de dados bancários, limite de crédito, situações financeiras, participações especiais em empresas sem ligações anteriores, endereços fornecidos, telefones e e-mails, histórico de pagamentos, dentre outros.