DETETIVE PARTICULAR INVESTIGAÇÃO EMPRESARIAL

INVESTIGAÇÃO EMPRESARIAL
INVESTIGAÇÃO EMPRESARIAL

Esse ramo da investigação tem sido muito solicitado por diversas empresas. A investigação empresarial tem como objetivo averiguar possíveis fraudes relacionadas a áreas como o gerenciamento de mercadorias, produtos, dinheiro, dentre outros. Casos assim exigem que a empresa faça um levantamento de todas as irregularidades no seu dia a dia, verificando se já houve ou se está havendo furtos, roubos, e desvio de mercadorias. Apesar disso, os detetives preferem seguir uma linha secreta, pois isso auxiliará os empresários a manterem tudo em ordem dentro da empresa.

O conceito de investigação empresarial

 

É categorizada como um conjunto de práticas que serão aplicadas para descobrir o que há de errado com o andamento e desenvolvimento de uma empresa.

 

O objetivo desse conjunto de práticas é encontrar irregularidades nos setores internos da empresa, como:

 

  • Complementaridade das referências comercias e pessoais de futuros ou atuais sócios;
  • Baixas não cumpridas por funcionários efetivos;
  • Furtos de mercadorias, funcionários praticando algo irregular.
  • Desvio de equipamento, mercadorias ou outros materiais;
  • Complementaridade da possível desonestidade comercial de sócios e gestores;
  • Informações comercias sobre clientes e empresas;
  • Concorrência desleal;
  • Apuramento de provas para processos disciplinares a funcionários ou outros;
  • Descapitalização de empresas;
  • Vigilância electrónica das instalações;
  • Funcionários com empregos extras;
  • Informações complementares pessoais do possível comportamento fora do comum

Passos cruciais para dar início a uma investigação empresarial

 

1 – Vigiar a comunicação interna e externa

 

Considere esse como o ponto de partida. Esse método que você pode implantar ao longo da investigação empresarial consiste em vigiar, fazer um monitoramento geral e muito cuidadoso na comunicação interna da sua empresa.

Fazer esse monitoramento da comunicação da empresa exige que o gestor da mesma seja transparente e ético o coletar as informações necessárias. É preciso tomar muito cuidado para não expor nenhum de seus funcionários e colaboradores, mesmo que algum deles esteja em um posicionamento que possa ser considerado suspeito.

Busque identificar quaisquer comportamentos que não estão de acordo com as políticas internas da empresa. Esse já é um bom motivo para realizar um monitoramento da comunicação entre todos dentro do ambiente empresarial.

Vale sempre ressaltar que todo cuidado é pouco ao aplicar não somente essa, mas as técnicas a seguir também.

 

2 – Considerar o uso de escutas telefônicas, áudio e vídeo

 

Este passo pode ser muito útil, porém um tanto mais delicado.

Optar por implantar a técnica de escutas telefônicas para aumentar o nível de monitoramento de tudo aquilo que sai de dentro da empresa e se direciona para o ciclo de relacionamento no mercado também deve ser utilizado de maneira ética e transparente. Lembre-se de não expor nenhum de seus funcionários. E na aplicação dessa técnica específica, também serão monitorados clientes e fornecedores, mesmo que de forma indireta.

 

Vale ressaltar que tais métodos descritos aqui devem ser aplicados ao longo de uma investigação empresarial, visando que realmente sejam obtidos os fatos que confirmem ou não as suspeitas por parte da gestão da empresa.

 

O uso de escutas telefônicas ou até mesmo do celular espião, podem ajudar na hora da identificação de atividades que possam estar favorecimento cliente ou fornecedor, além de descobrir se está havendo de algum tipo de chantagem vinda de colaboradores, ou conversas com conteúdo suspeito, se tratando de transações financeiras, dentre outras.

 

Sempre será importante preocupar-se com a possibilidade – mesmo que mínima – de acabar expondo alguém. Desse modo, quaisquer dados obtidos devem ser tratados analisados com sigilo absoluto não somente pela empresa, mas também pelo profissional investigativo contratado.

 

3 – Controle de fluxo de dados na investigação empresarial

 

Ter a tecnologia como aliada nesses casos de investigação pode ser extremamente bom. Quando se trata de segurança dos dados é importante possuir servidores eficientes, de modo que possa fazer o controle do fluxo de dados. Essa parte é fundamental para ter acesso a todo o conteúdo das mensagens, como por exemplo os e-mails.

4 – Agente infiltrado

 

Se você já viu algum filme de ação ou suspense americano ou até mesmo brasileiro, sabe o quão importante é a participação de agentes trabalhando de forma infiltrada. Para seguir este passo é preciso falar da importância do total sigilo, pois seus funcionários e colaboradores não podem desconfiar que há um infiltrado com eles.

 

Nessa fase, o agente infiltrado precisa encontrar outras pessoas no âmbito empresarial que estejam se sentindo insatisfeitos ou possuem informações sobre coisas consideradas estranhas, como por exemplo o comportamento de algum funcionário que possa ser prejudicial à empresa.

 

As informações obtidas pelo agente devem ser repassadas ao contratante, e este deve reunir os demais gestores atuantes na empresa para informa-los sobre o andamento da investigação.

 

Mas até nesse processo deve-se ter cuidado, afinal, nem mesmo os demais gestores da empresa estão imunes. Não se pode descartar a hipótese de até que eles também possam estar envolvidos nas questões irregulares que ocorrem na empresa.

 

 

Precisando de um Detetive Particular empresarial? Fale conosco  (11) 95787-2515

Avalie esse post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *