O que faz um detetive particular? Na prática | Malloy detetive te explica

Na prática, o que Faz um Detetive Particular

Na prática, o que Faz um Detetive Particular

A função de detetive particular Na prática, o que faz um Detetive Particular está sendo muito procurada em todo o Brasil, porém, poucas pessoas sabem, apresentaremos na íntegra, como funciona a rotina desse profissional, o que é permitido ou não fazer e quais as leis para o exercício dessa profissão.

O que faz um detetive numa investigação particular ?

Este profissional é apto para realizar serviços de advocacia e de investigação, podendo ser aliado de outras polícias atuando em conjunto para a resolução de uma mesma causa, é possível que este profissional seja contratado por um indivíduo ou grupo de indivíduos.

O detetive poderá trabalhar de maneira autônoma ou em uma agência com registro em carteira, o detetive autônomo deve ter CNPJ, ter curso para ter o direito de exercer a profissão em todo o território nacional, é importante observar se o detetive de seu interesse possui este curso concluído.

Também temos que ressaltar que, não é obrigatório ainda ter diploma de nível superior no Brasil, estes profissionais devem ter pelo menos o diploma de ensino médio e ter mais de 18 anos.

O que é permitido ou não fazer?

Para exercer esta profissão é necessário saber obedecer regras, existem limites para o detetive particular, para não ser punido é fundamental seguir estas orientações, veja o que é permitido ou não dentro dessa profissão cinematográfica:

1º Permitido

Este profissional deve observar os hábitos do cotidiano, pois através desses hábitos o detetive poderá descobrir se uma criança está sofrendo maus tratos, se existe alguma traição por parte de um cônjuge, etc.

O detetive trabalha Na prática, o que faz um Detetive Particular em conjunto com demais autoridades locais, é possível que o detetive tenha autorização emitida pelos policiais para colher provas em locais de difícil acesso, este profissional deverá aproveitar os benefícios que a tecnologia disponibiliza para colher provas e encaminhar ao juizado competente que analisará o caso.

2º Não permitido

O que faz um detetive particular? Não cabe ao detetive grampear celular, pois estará invadindo a privacidade do suspeito, o que é proibido pela legislação brasileira, também não está autorizado a quebra de sigilo, o detetive não poderá contratar a imprensa para dar qualquer tipo de declaração.

É importante ressaltar que as declarações dos envolvidos são confidenciais, até declarações não públicas devem ser mantidas sob sigilo. O detetive também não deverá apresentar comportamentos como: confidenciais, ameaçar, chantagear, subornar ou coagir.

O que diz a legislação?

A investigação criminal defensiva é de extrema importância para a sociedade como um todo, os detetives no entanto, deverão seguir a  Lei n. 13.432, de 11 de abril de 2017, através dessa lei, é possível entender os deveres, direitos, limites e proibições que envolvem esta profissão.

Veja o que diz o artigo 2º a respeito dessa profissão, se você tem interesse em contratar um serviço como este, fique atento com as leis, confira: 

“Art. 2º Para os fins desta Lei, considera-se detetive particular o profissional que, habitualmente, por conta própria ou na forma de sociedade civil ou empresarial, planeje e execute coleta de dados e informações de natureza não criminal, com conhecimento técnico e utilizando recursos e meios tecnológicos permitidos, visando ao esclarecimento de assuntos de interesse privado do contratante.”

Sobre a Seara Criminal

“Art. 5º O detetive particular pode colaborar com investigação policial em curso, desde que expressamente autorizado pelo contratante.” 

Após realizar a coleta de provas, por exemplo, apenas o delegado do caso, poderá concluir a realização das diligências requeridas, todo detetive deve cumprir o que está previsto nesta lei, para que seu certificado não sofra nenhum tipo de punição.

O que prevê o artigo 9 e o 10 desta lei?

Para que a lei seja devidamente cumprida, é necessário ficar atento com relação à todas as cláusulas, veja o que diz o artigo 9 e o 10 desta lei, confira:

Art 9º

Depois de concluído os serviços profissionais, o detetive deverá entregar o recibo com todas as informações sobre os processos e também com relação aos valores, no relatório também deverão constar os procedimentos técnicos que foram adotados na investigação.

Art 10º

O detetive não poderá escolher o serviço mediante caráter discriminatório, ou seja, deverá atender qualquer perfil de cliente, independente de raça, religião ou classe social, o detetive deve respeitar as pessoas mantendo as seguintes características: intimidade, privacidade, honra e imagem.

De acordo com a legislação brasileira, a regulamentação do detetive é similar à regulamentação do Provimento n. 188/2018 do Conselho Federal da OAB. Para aprender mais sobre legislação para detetives, basta consultar os livros Manual prático de investigação defensiva e Polícia judiciária e a atuação da defesa na investigação criminal.

Agora que você aprendeu sobre o que faz um detetive particular, saiba que a nossa agência está em dia com a legislação vigente do Brasil, nossos detetives possuem certificados de cursos para poder exercer a profissão.

o que faz um Detetive Particular Quais serviços podemos fazer e oferecer?

Serviços regulares de um Detetive Particular

Nossa agência dispomos de diversos serviços de investigação, atuamos em conjunto com outras instituições; veja os serviços que disponibilizamos atualmente:

  • Detetive investigação pública;
  • Investigação de pensão alimentícia;
  • Investigação de maus tratos;
  • Investigação de drogas ilícitas;
  • Investigação de casos trabalhistas;
  • Investigação criminal, etc. 

Nossa equipe atende em Alphaville, Barueri, Cotia, aldeia da Serra, Santana de Parnaíba, Osasco e Carapicuíba quem são mais requisitadas pelo Malloy detetive com alto nível de traições conjugais empresarial resolvidos.

e demais cidades da região metropolitana, temos o melhor custo/benefício da cidade de São Paulo e apenas contratamos profissionais com experiência em várias áreas de atuação dentro da investigação.

Fazemos a colheita de provas com total discrição para transmitir ao cliente e às demais polícias envolvidas, seguimos à risca o que ensina o treinamento, principalmente a parte de autodefesa, afinal temos que nos proteger e proteger as pessoas ao nosso redor.

Conte com nosso profissionalismo, qualidade e total discrição para descobrir o que está havendo, realizamos qualquer um dos serviços que mencionamos acima. Para fazer o agendamento de qualquer um desses serviços, basta entrar em contato com nossa equipe.

Malloy Detetive – Detetives particulares!

Há muito anos no mercado, nós da Malloy Detetive contamos com os melhores profissionais de São Paulo, e já atendemos centenas de casos sempre com muita discrição e agilidade.

Portanto, não espere mais para resolver o seu problema, agende agora um contato!

5/5 - (1 vote)